Entrevista “Os grandes grupos de distribuição atuam como plataformas de crescimento para pequenos empresários” linktoleaders.com
Publié le 23 Out 2024
Isabel Alves, responsável de recrutamento de novos empresários do Grupo Os Mosqueteiros
“Na área da grande distribuição, um empreendedor de sucesso precisa de ter uma grande capacidade de organização e liderança, um forte foco no cliente e, acima de tudo uma enorme força de vontade de crescer”, afirma Isabel Alves, responsável pelo recrutamento de novos empresários do Grupo os Mosqueteiros.
Recentemente, o grupo de distribuição Os Mosqueteiros renovou a sua aposta no empreendedorismo com a renovação da sua plataforma Mudar de Vida, uma ferramenta que tem como objetivo facilitar o contacto entre o Grupo e os todos aqueles que querem tornar-se empresários independentes. Desde que se instalou em Portugal, há 33 anos, que o grupo de distribuição assumiu o compromisso de criar um ecossistema de suporte ao empreendedorismo, materializado também na criação do Hub dos Empreendedores. Inclusive, Isabel Alves, responsável pelo recrutamento de novos empresários do Grupo os Mosqueteiros, não hesita em dizer que “a vertente empreendedora é o coração do nosso modelo de negócio e continuará a ser uma prioridade”.
Em entrevista ao Link to Leaders, esta profissional destaca o papel dos grandes grupos de distribuição como “plataformas de crescimento para pequenos empresários”, e da necessidade de organização e de liderança para se ser bem-sucedido nos negócios.
“Mudar de vida” é o lema do vosso website direcionado a potenciais empreendedores e empresários. Qual a vossa proposta de valor para quem quer assumir uma loja de uma das vossas insígnias?
A nossa proposta de valor baseia-se na oferta de uma oportunidade única para empreendedores independentes que desejam gerir o seu próprio negócio com o suporte de uma grande rede, o Grupo os Mosqueteiros. O website Mudar de Vida foi criado para facilitar a transição de quem deseja ser dono do seu próprio negócio, oferecendo todo o apoio necessário. O Grupo disponibiliza formação contínua, um sistema logístico eficiente, condições favoráveis de financiamento e o poder de compra de uma rede internacional, assegurando que os nossos aderentes (proprietários de cada loja) possam focar-se no desenvolvimento e sucesso da sua loja sem se preocupar com os desafios operacionais típicos de um negócio individual.
“(…) acreditamos que o compromisso é um fator chave para o sucesso”.
Qual o perfil de empreendedores que procuram? Que condições de elegibilidade devem ter?
Estamos à procura de pessoas dinâmicas, com espírito empreendedor, que demonstrem capacidade de liderança, gestão e resiliência. Não exigimos experiência prévia no setor da distribuição, mas sim uma forte motivação para crescer no mundo empresarial. A abertura para aprender e adaptar-se a um modelo de negócio estruturado é fundamental. Além disso, os candidatos devem ter disponibilidade financeira para um investimento inicial, pois acreditamos que o compromisso é um fator chave para o sucesso.
O grupo tem inclusive um hub dos empreendedores. Em que consiste esse projeto?
O Hub dos Empreendedores é uma iniciativa que visa apoiar e orientar os nossos empresários, oferecendo um espaço de partilha de conhecimentos, ferramentas e recursos para os ajudar a crescer e a inovar. O hub proporciona mentoria especializada, formação em diversas áreas de gestão, bem como acesso a uma rede de networking com outros empresários do grupo. Este projeto evidencia o nosso compromisso em criar um ecossistema de suporte ao empreendedorismo, onde podem encontrar todas as ferramentas necessárias para evoluírem e alcançarem sucesso de forma sustentada.
Quais os maiores casos de sucesso do grupo em termos de empreendedorismo e porquê?
Temos vários exemplos de sucesso dentro do Grupo os Mosqueteiros, mas destacaria aqueles empreendedores que começaram com uma única loja e, devido ao seu empenho, conseguiram expandir-se para várias unidades, tornando-se verdadeiros líderes na sua comunidade. Casos como o de empresários que assumiram as insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady em áreas menos urbanas e, através de uma gestão inovadora e orientação para o cliente, transformaram-nas em referências locais. O sucesso destes empreendedores deve-se, em grande parte, à sua capacidade de adaptação, visão estratégica e ao apoio contínuo do Grupo, que lhes permite inovar e escalar o negócio de forma sustentável. Existem ainda os casos de segundas gerações que decidiram seguir os passos dos pais, bem como os colaboradores da estrutura central que resolveram aderir ao Grupo.
Geograficamente sente diferenças no espírito e capacidade empreendedora dos portugueses?
Notamos que o espírito e a capacidade dos empreendedores não têm distinção geográfica e está presente em todo o país. Em zonas mais urbanas, onde o acesso a informação e recursos é maior, pode haver uma tendência mais rápida para adotar novas ideias e soluções. No entanto, em áreas mais rurais, vemos um empreendedorismo mais resiliente e focado nas necessidades locais, com empresários muito empenhados em desenvolver negócios de proximidade, essenciais para o desenvolvimento dessas regiões. Em ambas as situações, a capacidade de inovação e o desejo de sucesso são traços comuns.
“Os portugueses têm vindo a demonstrar uma crescente vontade de arriscar e inovar, especialmente nas últimas décadas”.
Os portugueses gostam de arriscar? São inovadores?
Os portugueses têm vindo a demonstrar uma crescente vontade de arriscar e inovar, especialmente nas últimas décadas. No entanto, é importante lembrar o grande risco assumido há 33 anos, quando trouxemos o Grupo os Mosqueteiros para Portugal. Este foi um passo ousado num mercado ainda em desenvolvimento, mas foi também um exemplo de visão e empreendedorismo que abriu caminho para o sucesso atual. Hoje, continuamos a ver este espírito de inovação em quem se junta ao Grupo e que tem contribuído para dinamizar o setor da distribuição e o mercado nacional.
Atualmente quantas lojas do grupo, nas suas diferentes áreas de negócio, estão na mão de empreendedores/empresários individuais?
No Grupo os Mosqueteiros, a estrutura organizacional distingue-se no mercado pela sua gestão global partilhada pelos proprietários das lojas, mais de 280 aderentes, que operam de forma independente. Atualmente, o Grupo tem 363 pontos de venda (267 lojas Intermarché, 59 pontos de venda Bricomarché e 37 centros-auto Roady), distribuídos por todo o país e emprega mais de 14 500 colaboradores nas diferentes insígnias. Este modelo de negócio, onde cada loja é gerida de forma autónoma, permite aos nossos parceiros desenvolverem-se enquanto empreendedores, com o suporte de uma estrutura robusta e consolidada.
Quantas lojas abriram este ano?
Em 2023, foram inauguradas 10 novas lojas nas várias insígnias. Estas novas aberturas refletem o nosso compromisso contínuo com a expansão e o crescimento sustentável, oferecendo a mais empreendedores a oportunidade de gerir os seus próprios negócios com o apoio do Grupo. Já em 2024, foram inauguradas mais 7 novas lojas das várias insígnias: 3 novas lojas Intermarché, 3 novos pontos de venda Bricomarché e 1 centro-auto Roady. O balanço, em termos de novas lojas, tem sido positivo e está alinhado com o nosso plano de crescimento. Temos um plano de expansão que projeta a abertura de cerca de 15 lojas por ano ao longo de cinco anos, o que resultará na criação de aproximadamente 3.000 postos de trabalho durante este período. Este plano de expansão está em plena execução para um crescimento consolidado e sustentado em Portugal.
“Na área da grande distribuição, um empreendedor de sucesso precisa de ter uma grande capacidade de organização e liderança (…)”.
Globalmente, que características são precisas para se ser um empreendedor de sucesso na área da distribuição?
Na área da grande distribuição, um empreendedor de sucesso precisa de ter uma grande capacidade de organização e liderança, um forte foco no cliente e, acima de tudo uma enorme força de vontade de crescer. É fundamental compreender as dinâmicas locais, manter-se atualizado com as tendências do mercado e estar disposto a adaptar-se rapidamente às mudanças. Além disso, a capacidade de motivar equipas, gerir eficientemente o stock e implementar soluções inovadoras são cruciais para se diferenciar num setor tão competitivo.
Que conselhos daria a alguém interessado em seguir uma jornada empreendedora neste setor de atividade?
O meu principal conselho seria estar preparado para se comprometer totalmente. Gerir uma loja de uma das nossas insígnias é uma oportunidade fantástica, mas também exige muita dedicação e trabalho árduo. É importante também manter uma postura de aprendizagem contínua, aproveitando todos os recursos que o Grupo disponibiliza, e ter uma visão clara para o crescimento a longo prazo. Por fim, colocar sempre o cliente no centro das decisões é o caminho para a sustentabilidade e sucesso.